sexta-feira, 19 de junho de 2026

O Fel da Frieza




"Ninguém sai de um poema com a mesma roupa que entrou".


 

Primeiro, eu choro,

Depois, respiro fundo.

Há pessoas sentidas como eu, 
Muito parecidas com o modo de sentir
O feito no meu coração.

Não só tento... 
Ouso dizer amar bem direitinho, 
Com toda generosidade do meu coração, 
Dando tudo de mim, 
Sem reservas, mesmo não resulte. 

A frieza tem o peso do abandono,
Sei como pesa...

Mataram-me sem amor,
Não pude mais ressuscitar,
Segui, mesmo abandonada.

A autoestima venceu minha dor aguda. 
Afasto-me, rejeitada,
Outros me acolhem com amor.

Dói demasiadamente,
Põe-me de novo em lágrimas doloridas,
Com poesias lacrimejantes doídas.

Sem a escrita, a dor de receber frieza 
Por parte dos amados,
Seria ainda muito maior.

Cheia de encantamento, recomeço,
A natureza não me trata com estranheza,
É uma verdadeira poesia de delicadeza.







Dedicação à Literatura



"O poeta foi à terapia, contou o que sentia; A  psic[ologa arregalada disse: sentir demais é anomalia.
Atento, constatou: isso explica a poesia."





Estou passando a limpo a minha vida...

Também os meus escritos.

Deixo certas coisas 'In off'.


Tem sentido?

Muita coisa está diferente.em mim.


Após uma grande dor, 

Uma terrível desolação, 

Veio a paz interior,

A consolação da consciência reta.


Eu não escrevo a um público, 

Escrevo  à Literatura

Em louvor à poesia.




quinta-feira, 18 de junho de 2026

Alternâncias


"Tem de haver Poesia, mesmo no tempo mais sombrio."




Estou cansada de mapas, gráficos, 
Argumentos, análises, cálculos...

Endosso sobre viver não é acertar.
Contemplo o céu azul,
Imagino ver um pássaro lindo e sereno.

Meu instinto é meu amigo,  
Meus poemas também são. 
Ora um vem em auxílio, ora são os outros,

Deixo a vida passar 
Como um cenário azul.
Devo poetizar, eu obedeço.




terça-feira, 16 de junho de 2026

Pensamentos de Mariposa




"Ela lê poesia só por hobby ou por solidão. Na verdade, não imagina o tamanho da sua imensidão. Às vezes, ela é a própria imensidão."


A preciosa mariposa encantada
Contrasta com o oliva da grama,
Deixando-me reflexiva.

Estou como ela aqui recostada 
No merecido descanso.

Dou-me ao luxo, 
Em alguns momentos do dia 
Recomponho-me,
Estou inteira onde preciso estar.

Amo pássaros e borboletas,
Estou na paz, simplesmente,
Com inspiração em póemas.





Egos Inflados


Camburiú, SC

(Ubatuba SP)

"Quem apresenta o poema é o poeta."



Há dores? Sim.
Há curas? Sim.
Entre moléstias,  viroses,
Temos as depressões e prepotência 
Abatendo a fraternidade da humanidade.

Pergunto-me se médicos estão preparados
A tal calamidade de egos inflados?
Competência muitos têm, 
Serão os arrogantes pacientes... 
Querem sair do quadro cruel?
Deixem aflorar os poemas decentes.





segunda-feira, 15 de junho de 2026

Proteção

(Domingos Martins ES)



"Sempre fui poeta mesmo antes de ser,

pois isto está no sentir e não o saber."



Respiro fundo...
.
Preciso de estabilidade.

Näo  a tive quase pela vida.


Sou estabilizada pela poesia, 

Não entro em desespero,

Ergo-me como uma fênix.


Se a vida me atropela 

Como trator desgovernado... 

Mais alço voo.


Poemas me protegem dos desencontros,

A cada novo percurso, 

Mais forte fico. 


Nada é meu no mundo,

Deus sabe o melhor,

Protege-me  da desvalorizaçäo.


Por confiar Nele, 

Nada mais quero ter controle. 

Ele me  inspira em poesia.



sábado, 13 de junho de 2026

Nascer de Novo

 


(Domingos Martins ES)


"Ser poeta  nada mais é do que sangrar de uma forma bonita."




Devo nascer de novo,
Até o final da minha vida, 
Vou precisar ainda nascer, 
Renascer várias vezes.

Não nasci pronta,
Estando gloriosa, serei perfeita,
À imagem do Criador, 
No face a face... 

Não por merecimento 
Pelos predicados julgados ter.

Nasci já algumas vezes, 
Com dor ou pelo amor,
Foi preciso.

Já renasci após alguns lutos doloridos, 
A própria dor dilacerante me ressuscitou,
Imagino muitas vezes ainda renascerei.


Tudo é Graça e Poesia em meu coração.






Meus Nadas

  "Se a tua dor te incomoda,  faz dela um poema." N ão quero adentrar na noite,  ao pensar... Em tantos nadas recebidos. T ento al...